Já parou para pensar o porque você gosta ou desgosta das pessoas?


Há um tempo estou em um aplicativo de relacionamentos, aquele que você fica vendo as pessoas como se fosse um cardápio, lógico que ver um rosto bonito é bem agradável, mas também tem os gostos, precisam ser parecidos com os nossos ou pelo menos toleráveis. A gente se preocupa tanto com a aparência, quando na verdade o que realmente importa é o "clichêzão" de como você se sentirá estando na presença daquela pessoa. 

Hoje visitei uma velha amiga, uma senhora de quase setenta anos e super lucida. Enquanto assistíamos a missa de Aparecida (sim, os programas dos mais velhos são estes) fiquei a observando e refletindo... Já está com a pele toda enrugada, me perguntei o que sentia vendo seu rosto, seu corpo tão frágil. Percebi que não sinto nada, nada em relação a isso. Se eu tivesse o poder de mudar algo nela, certamente não mudaria nada, porque são as características que a fazem ser simplesmente quem é, e algo faz com que eu me sinta bem estando com ela, independente se seu rosto está enrugado ou não. 

Bom, e esse algo, o que é? é simplesmente a admiração e o prazer de se estar na companhia da pessoa.

Apesar da Dona Emiliane ser de uma época bem diferente da minha, a admiro por ser tão verdadeira, por ser ela mesma. Para os outros eu comento que ela é " bocudinha"  sempre tem uma resposta na ponta da língua para quem ousa fazer alguma chacota dela. 

Eu tenho melasma há pelo menos uns 14 anos, e desde então faço tratamento para isso. No verão piora muito e no inverno dá uma amenizada, desde que eu não pare com os ácidos. Mas é algo que não tem cura, somente tratamento continuo. O engraçado é que hoje quando visitei essa senhora, não passei maquiagem para esconder as manchas amarronzadas do melasma, e acho  que talvez foi isso que me fez refletir sobre o porque gostar de uma pessoa. O que uma mancha na cara tem a ver com isso? Talvez essa coisa de autoestima seja mesmo o olhar que temos com a gente. Enfim, tenho uma mancha no rosto, mas continuo sendo eu, e tenho tantas qualidades. Além das físicas, também sou carinhosa, educada, simpática, amorosa, inteligente e destemida. Acho que finalmente estou me aceitando como sou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário